Untitled Document
 

NOTÍCIAS

24/03/2014 - Em Uberlândia, projeto social afasta crianças das ruas por meio das artes marciais

Uma iniciativa em Uberlândia vem ajudando a tirar crianças das ruas por meio da luta. É o projeto “Luta por Educação” que nasceu em 2011 e hoje atende 250 crianças da cidade, nos bairros Taiaman, Shopping Park, Saraiva e Jardim Célia. Três vezes por semanas, os garotos têm a oportunidade de se dedicar ao esporte. O projeto atende meninos de 7 a 17 anos e fornece aulas de jiu-jitsu, capoeira e shorinji kempo. De acordo com um dos fundadores do projeto, Leandro Rocha, os únicos requisitos para participar é que o interessado esteja matriculado em uma escola e apresente um atestado de aptidão física.

– É um projeto de inclusão. É especialmente para crianças carentes, mas não fazemos distinção. Se uma criança que tenha condições financeiras quiser participar, aceitamos também. Entendemos que temos que incluir tanto os menos favorecidos, quanto os mais. É interessante, pois eles têm a oportunidade de treinar com pessoas de classes diferentes para entender o lado do outro – explicou Leandro.

Para ele, a luta vai além apenas do fator esporte. Leandro disse que ela também pode ser vista como uma ferramenta de educação e transformação social.

– Queremos promover o desenvolvimento humano através da cidadania. A ferramenta utilizada é o esporte, a luta, como uma ação complementar para a educação. Também buscamos transformar o conceito de responsabilidade social, atingindo um maior número de pessoas e integrando classes sociais diferentes através do esporte – ressaltou Leandro.

Fonte texto: Portal - Globo Esporte



     
Copyright © 2010-2011 - Instituto Carlos Duarte - Todos os Direitos Reservados