Untitled Document
 

NOTÍCIAS

07/10/2013 - Ação Social e Hip-Hop à serviço da Comunidade

O projeto "Sesc na Comunidade" visitou a Zona Oeste, com ações sociais nas áreas de saúde, educação e cultura. Em parceria com a Repprodutora (um coletivo de cultura urbana que realiza ações à luz do Hip-Hop) o evento, que ocorreu no Centro Comunitário Irmãos Kennedy apresentou workshops de "Dança de Rua" e "Rap/Beat". Juntos desde 2007, ano de fundação da Repprodutora, é a primeira vez que ambos aterrizam na região.

A ação social começou com o workshop "Rap/ Beat", onde o rapper e fundador do Coletivo Vinícius Terra fez a abertura falando sobre o potencial transformador da cultura Hip-Hop, ao agregar a cultura urbana ao lado social. Os elementos que constituem a base do Hip-Hop (BreakDance; Dj, Rap, Graffiti e o Conhecimento) também foram abordados. O rapper/beatmaker L-ton contou um pouco de sua trajetória ao ingressar na cultura e sobretudo da sua facilidade em criar batidas.

O músico desde menino aprendeu a tocar piano e bateria mais cedo que o normal. Atualmente, além de rapper e músico sempre encabeça as oficinas de produção musical da Repprodutora e, assim, repassa a mensagem à molecada pondo sua bagagem cultural: "Fazer cursos para se lapidar é fundamental. A vantagem da cultura Hip-Hop é que você só precisa ser bom no que você acha que é bom. A cultura pode te levar a caminhos que não se pode imaginar".

O Mc BobX mostrou todo o seu dom no freestyle (rimas de improviso), mostrando que sua arte veio da poesia, citando entre suas influências Machado de Assis e outros poetas. "No rap se pode falar de tudo. Venho de comunidade e já sofri preconceito, mas o Hip-Hop é uma forma de agregar e resgatar pessoas... E me resgatou!" Suas composições irônicas relatam a vivência sem ser mais um a falar somente das tristezas da vida.

P

Fonte texto: Portal Extra



     
Copyright © 2010-2011 - Instituto Carlos Duarte - Todos os Direitos Reservados