Untitled Document
 

NOTÍCIAS

06/06/2013 - Rede de solidariedade se forma para ajudar estudante que mora embaixo de ponte na BR-116

O sonho de um menino de 15 anos, que dribla as adversidades de morar debaixo de uma ponte da BR-116 e luta para, no futuro, se formar médico, comoveu pessoas das mais variadas classes sociais e idades. Franzino, o adolescente José Luiz Camboim Moni virou um gigante ao se tornar a personificação de todos os Josés que enfrentam tropeços com gana de vencer. Nem entendia bem o motivo de tanta mobilização. Afinal, enxerga-se um José como qualquer outro.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ezequiel Nunes Filho, de Esteio, onde José cursa a 8ª série do Ensino Fundamental, foram quase 50 ligações. Cedo da manhã, um telefonema de Canela garantiu as oito parcelas de R$ 52 para que ele acompanhe a turma, em novembro, na viagem ao Beto Carreiro, em Santa Catarina. O benfeitor ainda deixou um extra garantido para José gastar no passeio. Teve também quem pedisse para o adolescente montar uma lista de desejos. Estava disposto a realizá-los.

— Mas eu não sei, "sôra" — disse ele, ao ser questionado por Rejane Farinha, orientadora educacional da escola.

— Como, José? Tu podes pedir o que quiser. Estão te oferecendo — rebateu Rejane.

José pensou, engasgou.

— Então, posso pedir uns tênis para meu irmão? — questionou.

Precisou de tempo até arriscar-se a dizer que sonha em ter um videogame, ficaria feliz com um computador para fazer os trabalhos em casa e um curso de inglês. Livros ele até queria ganhar, mas resigna-se a ler na biblioteca da escola.

A comoção com José é tamanha que, nesta quarta-feira, família e direção da escola pretendem abrir uma conta para receber donativos vindos de uma maioria que prefere deixar sua identidade anônima, feliz apenas por ajudar.

Fonte texto: Portal - ClicRBS



     
Copyright © 2010-2011 - Instituto Carlos Duarte - Todos os Direitos Reservados