Untitled Document
 

NOTÍCIAS

23/05/2013 - Circo é usado para a inserção social de crianças e adolescentes no Brasil

O picadeiro, as palhaçadas e todo o universo que está do lado de dentro das lonas dos circos são capazes de fascinar crianças, adolescentes e jovens, mesmo aqueles em situação de vulnerabilidade social. Pensando nesse poder de atração, um grupo de organizações não governamentais e escolas de circo se uniu para formar a Rede Circo do Mundo Brasil, cujo objetivo é trocar experiências, informações, estruturar festivais entre outros projetos.

Essas organizações fazem parte da Rede Circo do Mundo, nascida no Canadá e fomentada pelo Cirque du Soleil. No Brasil, as instituições foram articuladas durante muitos anos pela Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, a Fase. Mas, ultimamente, a Fase está cada vez mais dando espaço para que a própria rede brasileira ganhe autonomia.

Hoje em dia, a Rede Circo Mundo Brasil é formada por 22 instituições que ficam no Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Todas usam o circo como forma de inserção social de crianças e jovens, e cada organização atende cerca de 10.000 pessoas por ano. “A ideia da rede é proporcionar educação de qualidade e ser um lugar com capacidade para ampliar a visão dessas pessoas. A arte circense é um instrumento de diálogo entre o jovem e a família, e entre o jovem e a sociedade. Ele é um instrumento de motivação”, explica Cleia Silveira da Fase.

Fonte texto: Portal - G1



     
Copyright © 2010-2011 - Instituto Carlos Duarte - Todos os Direitos Reservados